A música sem refrão de Milionário e José Rico

Falar da dupla Milionário e José Rico é sempre um exercício de boa música, visto que foram mais de 40 anos de estrada, centenas de sucessos, dois filmes (Estrada da Vida e Sonhei com você), além de dois DVDs e inumeras participações em programas de rádio, tv, durante toda a trajetória dos Gargantas de Ouro do Brasil. 

Agora o interessante é que a dupla em 1987, no LP "Levando a Vida", que foi o 16º dos artistas, gravou uma música sem refrão, ou melhor, cujo refrão era somente uma vocalização de Zé Rico e alguns "Back Vocal". A música que falo é "Glória da Ribalta", uma composição do próprio José Rico ao lado de Paulo Gaúcho.

Até então o refrão era aquilo que dava o toque a música sertaneja, deixando ela, digamos, mais comercial. Nesse caso, a dupla preferiu apenas uma vocalização, como que se a vocalização fosse o lamento do cantor, que tinha a "Glória da Ribalta", porém que não tinha o amor da mulher amada.

Confira a letra de "Glória da Ribalta"

Fortuna maior que se pode ter
É poder viver com a pessoa amada
De que vale o luxo e a riqueza
Nem o pão na mesa não serve de nada
Eu daria tudo que agora tenho
Foi com muito empenho
O que consegui
O dinheiro compra tudo com certeza
Menos a tristeza de te ver partir

Falta alguma coisa que ninguém explica
E a gente fica sempre em aflição
Hoje vivo assim e sei bem porque
Não tenho você em meu coração
Hoje na fortuna encontrei guarida
Mas na minha vida nada tem valor
De que vale ter a glória da ribalta
Se o que mais me falta
É o verdadeiro amor.

E o que vem a ser "RIBALTA"... Segundo o dicionário, Ribalta é uma fila de luzes à frente do palco, entre o pano de boca e o lucar destinado a orquestra. Outro significado é de grande destaque, atenção de todos, alvo das atenções...

A letra fala então "de que vale ter a glória da ribalta, ser o alvo das atenções e não ter o que mais falta, que é o verdadeiro amor"...

Abaixo você pode baixar a música.

Milionário e José Rico - Glória da Ribalta